segunda-feira, abril 29, 2013

Caminhar... precisa-se.


Foi uma agradável surpresa quando recebi o convite da minha Tia para participar numa caminhada organizada pelo clube lá da terra.

Dos 8 aos 80 anos, famílias inteiras juntaram-se para uma actividade que superou as minhas expectativas em  termos de participantes, acho que metade da aldeia estava inscrita.
Mesmo as pessoas mais idosas e com alguns problemas físicos fizeram questão de participar e apoiar os familiares apanhando boleia da carrinha de apoio, conduzida pelo meu Primo que deixou recentemente o TT para se dedicar ao BTT, pois claro.

Venham mais percursos de 12 kms como este...

O número de inscritos e o "perfil" das pessoas que aderiram a esta actividade mostrou-me que algo mudou nos últimos anos. É um verdadeiro despertar para uma sociedade que começa a ganhar consciência para um estilo de vida mais saudável.
.
 Lema da Actividade: "A caminhar para o nosso bem estar.."

Como "rato" da cidade, tinha a ideia pré-concebida que a "malta" do campo, rodeados por aquele ar puro, campos a perder de vista e ruas sem trânsito seriam mais que sufcientes para que as pessoas fizessem um estilo de vida saudável. 

A verdade... não é assim tão simples, os estilos de vida cada vez mais sedentários, os excessos de gorduras e sal típicos da gastronomia Alentejana, a aproximação ao estilo de vida "citadino" em que se abdica da horta para a comodidade do Hipermercado/Supermercado.. tudo isto conjugado com uma maior dificuldade no acesso a cuidados de saúde e a uma população envelhecida, dá que pensar.


No final, durante o almoço, cozinhado em panelas de ferro com grãos e carne de porco, acompanhado com pão, azeitonas e vinho à descrição pois claro, ouvi as histórias das "picardias" que se fizeram na frente do pelotão, a melhor sem dúvida foi a do Sº Daniel... um jovem de 70 e poucos anos que ultrapassou na última subida o "Compadre Alegria" (que não gosta de perder nem a feijões), só para o picar.
Temos aqui muito potencial competitivo para o Trail.  :)

Para o próximo ano... lá estarei e o meu Primo Francisco também.
Parabéns Prima.  : )                                                              


Sem comentários: