quinta-feira, abril 02, 2009

Flaine 2009

Ora então, aqui vai a horas indecentes, o relato das minhas ferias na neve deste ano....

A ida foi dia 14 de Março, sábado, check-in fechava as 7:55h....cheguei em ultimo, claro! Mas a tempo...

Apesar das reservas serem habitualmente de Domingo a Sábado, fomos um dia antes e pagamos uma noite a mais, para aproveitar o forfait ao máximo que começava logo no domingo.

A viagem de aviao ate Genebra correu bem.
Para a estância, fomos de transfer, num mini-bus de 19 pessoas. Este quase nao chegava lá, pois quando a estrada começou a empinar, tivemos de parar 2x...
A empresa de transfer pertence a uns ingleses emigrantes em França a 20 anos, simpaticos, mas curiosamente ainda não falam françês!!

Chegamos cedo á estância para fazer o check - in, mas tarde para os nossos estômagos que já batiam nas costas. Tivemos de deixar as malas numa sala enquanto esperavamos a hora do check - in e fomos ver da paparoca...

Nos bem queriamos gastar dinheiro e comer a nossa 1a refeição em França, mas depois de procurar um sitio que servisse comida as 15h, faltou a luz em toda a estância!! Ora, como as maquinas nao funcam sem electricidade....sentamo-nos e continuamos a espera....
Passado uns 20m, as embalagens de ketchup, mostarda e afins começavam a ter um apelo especial, tal era a fome! Mas nem uma baguette havia!!

Mais 20m e la veio a luz e a possibilidade de trincar qualquer coisa de jeito, FINALMENTE!!

Entretanto, la pudemos fazer o check - in as 17h e depois de cada um ter deixado os seus BI como deposito do quarto, fomos ver as instalações, largar as malas, escolher as camas e fazê-las! Sim, pois a UCPA que foi o sitio onde ficamos, não é um hotel, é um centro desportivo! Uma boa ideia do governo françês para promover a practica do desporto a todos a um preço acessível.

O quarto onde fiquei era de 4 pessoas, felizmente, nenhuma ressonava! Tinha WC privado, boa!

Descemos para a sala de conbibio, uma sala com uma lareira enorme central, varias mesas de cafe e cadeiroes, um bar, uma mesa de snooker e diversos jogos de tabuleiro a escolha e de borla.
O snooker era 2€ o jogo, ainda fiz alguns com o amigo Milton.

No bar, existe um sistema de senhas que compras ao inicio um bloco por 22,50€, e depois conforme o que queres, das essas senhas.

19:30h fomos jantar, buffet, com 3 ou 4 pratos diferentes, fruta, sobremesas, saladas e os famosos queijos franceses. Podes servir-te do que quiseres, as vezes que quiseres, mas chegando ao fim da refeição, tens de levantar e limpar a mesa onde comeste, la está, centro desportivo!
Eu pessoalmente nao me importo com esta filosofia, ate prefiro!

Pouco tempo depois de jantar, la para as 22h, ja estava na cama e foi assim todos os dias, pelo menos para mim, que os meus companheiros de viagem eram mais foliões. Mas eu fui la para esquiar e queria estar em pleno no 1º dia!

Ora, domingo, 7;30h, la estava eu na cantina para o petit dejouner...com cereais, iogurtes, doce, pao, fiambre, queijo, leite, cafe, etc...

Logo a seguir fui levantar o meu forfait para andar nas pistas e levantar o equipamento!
As 9h ja estava de skis nos pes, infelizmente, a neve esteve sempre rija como os cornos e escorregadia, principalmente de manha ate as 11h, mas nada me fazia esperar mais!
Houve sol toda a semana, ate tive mais calor que frio, mas o ideal era ter nevado pelo menos um dia...

Ora bem, antes de começar, aquecer as pernas

Deixa la ver então o mapa das pistas....escolher uma azulinha para começar devagar, pode ser a Les Cascades, 14km de extensão, vamos la para o teleferico...
12m depois deixava de estar nos 1600m para passar aos 2500m

Para quem não sabe, aquele montinho ali atrás é o Mont Blanc, a serra mais alta da Europa!
Parece que não é muito mais alto do que onde estamos certo!? São so mais 2300m de altitude!! 4814m!!!

O meu instrutor de ski no 1º dia trousse-nos aqui e contou-nos que existe um single track que chega ao topo do Mont Blanc, mas so com um guia e em muito boa forma la se chega...imagino!

Voltando a minha pistinha azul....la fui eu para as primeiras esquiadelas...muito nevoeiro de manha, deu direito a dar muito ao bastão, para fazer as partes iniciais da pista que eram mais direitas e que sem um valente balanço inicial não se faziam...

Esqueci - me de referenciar que levei o meu GPS, queria medir a velocidade, distancia percorrida, etc....mariquices....dei 70 km/h de velocidade maxima nesta 1a descida e sem sequer me esforçar para isso! :-)
102kg a descer tem destas coisas...

A pista que escolhi para iniciar as minhas ferias, terminava no dominio de Sixt, a pista e bonita pois e panoramica sobre todo o vale, mas eu fui com nevoeiro na parte mais alta e nao vi nada de especial.
Para alem disso, com a neve tão dura e escorregadia, numa pista que so tinha a largura duma estrada em grande parte da sua extensão, e um ano sem esquiar, deram direito a 2 tralhos a maneira!
Um sem gravidade, outro nem por isso...quando cai foi para a frente e pus a mao no chão como e normal, como a neve era dura, o polegar que fracturei o ano passado (sem saber), voltou a levar uma pancada valente e ficou imediatamente a doer-me...durou toda a semana e ainda me doi a andar de mota, mas nao me estragou as ferias, felizmente!
Um obrigado ao Bruno Marques pelo spray milagroso dele que me tirou as dores e foi tratando a mazela.

Chegando ao fim da travessia....onde estão as cadeiras para voltar!?!...UPS! Não reparei que nao havia! Tinha de apanhar o autocarro ate ao dominio de Samoens, 40m ao todo a espera do autocarro e a viagem. Chegando a Samoens, apanhei 1 teleferico e umas 4 cadeiras para conseguir chegar a pista que me permitia descer para Flaine e ir almoçar....demorei 2h a voltar!!
DDAAAASSSEEEE!! Nunca mais!

Ja cheguei a Flaine fora da hora do almoço, valeu o Milton que me fez uma sandocha de queijo antes de vir embora.
Passei o resto do dia a esquiar com o Milton, a sua namorada Olga e o Miguel.

Os restantes dias foram passados mais ou menos assim, deitando cedo, levantando cedo, comer, esquiar com os amigos, ter aulas na manha ou na tarde, a noite jantar e conviver, jogar uma tacada e participar nas actividades organizadas pelos animadores da UCPA.

Na 4a feira, foi o aniversário da Olga, noiva do Milton e a malta foi curtir depois de jantar :-)

A Olga tinha la uma amiga que foi com a filha de 2 anos, mas ficou num apartamento por ser mais confortavel e facil com a miuda, para alem disso a UCPA tem uma idade minima. A menina gostou da neve, mas gostou mais ainda de dormir ao sol na esplanada!

Uma esperiência diferente, foi fazer a pista de slalom, houve uma competição na região de Samoens, onde o meu instrutor de ski participou....e partiu a tíbia e o perónio! :-S
O que significou que 4a, 5a e 6a, tive instrutoras diferentes. A Karina e a Verginie, simpáticas e muito boas....esquiadoras! :-)

No ultimo dia de ski, a aula foi numa pista negra, cheia de bossas, e com uma pendente inicial de 85%!!
Fi-la, mas de costas! Malhei na 3 curva que tentei fazer! IRRA! Foi impossivel parar a queda, fui 100m de rojo ate onde a pista endireitava.
La teve a instrutora de fazer a pendente de 85% com 3 esquis e 6 bastões nas mãos!! Sim, pq um colega meu tambem malhou antes de mim, so que ficou com um ski com ele...

Neste ultimo dia, foi o unico em que tive realmente frio, apesar de estar sol

Sábado ja não esquiei, aproveitei para dormir mais um pouco porque a noite ia ser longa...
Voltamos para Genebra, desta vez o transfer eram 2 carrinhas VW e soubemos que o outro estava ainda na oficina...

Depois de levantar uns francos suiços e colocarmos as malas nos cacifos do aeroporto, fomos dar uma volta pela cidade.

Fomos ao supermercado comprar os tradicionais chocolates, 7 no meu caso, ja marcharam todos! LOL!

Depois passamos na zona bancaria, i.e., rica, de Genebra, nomeadamente, em frente ao Four Seasons Hotel, onde havia uns brinquedos giros tipo Austin Martin Vanquist, Porsche 911 Turbo e Carrera 4S, Maseratti e este, o Bugatti Veyron que vale 3 milhoes de euros! Um brinquedo engraçado...

Escusado será dizer que ninguem ligava aos vulgares Porsche, Austin Martin ou Maseratti!

Chegada a hora de jantar, fomos á procura da casa do Benfica para ver o jogo e comer uma bifana e uma mîne. Ups, já não há casa do Benfica... foi fechada porque o responsável andava a meter €€€ ao bolso...há coisas que nunca mudam...

Fomos então á procura doutro restaurante tuga, que transmiti-se o jogo do Benfiiiiiiiiiicaaaaaaaa-Sportên, achamos um com uma sala agradável para jantar e sem fumo, ao contrario da sala principal. As doses eram bem generosas, tipo para 4 pessoas na boa!

No regresso ao aeroporto para passar a noite, a espera do avião que só seria Domingo as 8h, tivemos oportunidade para um momento hilariante

Explicação: Estava um frio considerável, e a malta queria ir para a cabine de espera...mas ao abrir a porta da cabine, o aroma que a pessoa que se vê lá dentro emanava, impediu tal entrada! :-P
Então decidimos ocupar a cabine de telefone....LOL!

Chegados ao aeroporto, uns foram logo dormir no chão, outros tentaram passar a noite a jogar Catan

Depois de chegar a Lisboa, passei o Domingo na cama a recuperar da noite no chão do aeroporto e do cansaço do ski. Felizmente, desta vez fui mais bem preparado e tive mais cuidado e nao voltei doente!

Para o ano há mais, ainda não sei para onde, quem alinha?! Preparem 1000€...